Comunicaçao NOTÍCIAS 2ª Cascais Dragon Winter Series - Final

REGATAS

2ª Cascais Dragon Winter Series - Final

17 de Março de 2024
Decorreu de 15 a 17 de Março a 2ª Cascais Dragon Winter Series, organizado pelo Clube Naval de Cascais.
Louise Racing vence no regresso a Cascais

Com três regatas programadas para o primeiro dia de campeonato e com uma previsão meteorológica nada animadora a frota composta por 13 dragões, vindos 7 nações, conseguiu cumprir o programa com o vento do quadrante sul dos 6 aos 9 nós de intensidade por vezes com leve nevoeiro.

O Louise Racing capitaneado por Grant Gordon e coadjuvado pelo medalhado olímpico Luke Patience, Faye Chatterton e Elliot Hanson, não deixaram grande margem aos restantes concorrentes ao vencer duas das três regatas do primeiro dia. A equipa escocesa estava bastante feliz ao terminar o primeiro dia no lugar mais alto do pódio. “É optimo estar de volta a Cascais mesmo com o tempo um pouco nublado. Estamos bastante contentes com os nossos resultados especialmente porque estamos a estrear um PetitCrow 6.1 que colocamos na agua pela primeira vez há dois dias. Estamos muito felizes com a velocidade do barco e a equipa está a fazer um trabalho fantástico.” comentou Grant Gordon.

Ao fim do dia inicial a segunda posição foi preenchida pela equipa belga do Herbie de Xavier Vanneste e completada pelos velejadores olímpicos locais Gustavo Lima e Frederico Pinheiro de Melo. A fechar o pódio no final desse dia estava o barco de Pete Cooke com Torvar Mrisky, Peter Nicholas e Harry Durcan.

Já no segundo dia da 2ª Cascais Dragon Winter Series a previsão meteorológica ditava que a única janela de oportunidade para existirem regatas era bem cedo, tendo a Comissão de Regata determinado que o horário da primeira regata seria para as 10h de sábado. Com o vento do quadrante leste e na casa dos 7 nós de intensidade, tal como estava previsto, foram iniciados os procedimentos de largada para única regata disputada no segundo dia.

 Na primeira tentativa de largada a frota puxou demasiado a sua sorte, ao aproximar-se demasiado cedo da linha de largada, tendo os concorrentes sido enviados trás numa chamada geral. Na segunda e derradeira tentativa, e desta vez com a bandeira U, quatro barcos foram desclassificados por largada adiantada, estando entre eles o Louise Racing de Grant Gordon, e Meteor de Pete Cooke, respetivamente líder e terceiro da classificação geral ao fim do primeiro dia de regatas.

A vitória da quarta regata do campeonato, a única disputada no segundo dia, foi para a equipa britânica do Blue Haze, de Ivan Bradburry com Lars Hendriksen e George Leonchuck. Que lideraram a regata desde o início até cruzarem a linha de chegada.

Lars Hendriksen explicou que “Não vínhamos a Cascais há 5 anos e estamos a treinar uma nova técnica de largada. Tentamos cruzar a linha de largada com o máximo de velocidade. Este é um tipo de largada que nos serve muito bem e desde o inicio da regata em que vamos com o máximo de velocidade seguimos limpos a nossa vida fica bastante facilitada. Lideramos a regata desde o inicio até ao fim onde fomos trabalhando os saltos de vento e o posicionamento relativo da frota. Pareceu fácil mas nunca é fácil(vencer a regata). ”

Ao final do segundo dia a equipa do Louise Racing, de Grant Gordon, continuava na liderança. O barco do Royal Yach Squadron manteve a posição pois mesmo com a desclassificação na quarta regata, por largada adiantada, foi salva pelo descarte da pior regata na soma da classificação final. Na segunda posição ficou o vencedor da única regata disputada na segunda jornada, o Blue Haze de Ivan Bradburry. Já o Herbie de Xavier, caiu para o ultimo lugar do pódio ao terminar a regata do segundo dia na terceira posição.

Para o último dia de campeonato, com três regatas programadas, e as 7 melhores equipas separadas 8 pontos entre si todos os cenários eram possíveis. Infelizmente depois de 2 horas de espera, em terra, para que as condições de vento chegassem para navegar e ainda de uma ida infrutuosa à água da frota a Comissão de Regata decidiu dar por terminado o dia e consequentemente o campeonato.

Sem alterações à classificação geral, o Louise Racing de Grant Gordon tornou-se assim o vencedor da 2ª Cascais Dragon Winter Series. A equipa escocesa foi seguida pelo Blue Haze de Ivan Bradburry e em seguida pelo barco belga Herbie de Xavier Vanneste. O primeiro barco conrintio, ou seja a primeira equipa amadora, foi a equipa White Pearl de Guy Celis com Katrien Lagey e Steven Vermiere.

A próxima prova do Circuito das Cascais Dragon Winter Series será o Troféu Sua Majestade Rei Juan Carlos que se disputará de 19 a 21 de Abril em Cascais. São esperadas as melhores equipas do mundo da classe dragão que disputaram o um dos mais prestigiados troféus da classe Dragão.

Este campeonato conta com o apoio da Camara Municipal de Cascais, da Assoiação de Tursimo de Cascais, da Marina de Cascais, da Vista Alegre e da  Pettitcrows.

Resultados

#cncascais #cnc #cncregatas #cncregattas #cncascaisregatas #cncascaisregattas #cncascaisfleets #dragonclass #cascaisdragonwinterseries